A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou o contingente de pessoas que atuam na ofensiva contra a dengue. O grupo é formado por 15 novos trabalhadores. Eles vão reforçar o efetivo da EMCAa (Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti), que já possui 64 visitadores em atuação.
Dentre as atribuições, o grupo fará vistorias casa a casa para orientar moradores e remover criadouros do mosquito transmissor da dengue.
“A situação exige ações ampliadas e tomamos as providências. Esse reforço das equipes vai gerar um aumento da capacidade de vistorias”, ressalta Daniela Bellucci, diretora de Vigilância em Saúde.
A contratação temporária terá duração de um ano pelo via Programa Bolsa Qualificação para o Trabalho – Frente Cidadã. Os novos agentes se apresentaram ao serviço esta semana. Eles passaram por treinamento, visando à integração com os agentes municipais e já saíram a campo.
Outra frente de atuação de combate à dengue tem sido a nebulização veicular noturna que entrou na terceira semana. Nessa etapa, o serviço está sendo executado em partes dos bairros São Francisco, Solo Sagrado, Bom Pastor, Conjunto Euclides, Higienópolis, Vila Mota e Vila Jorge.
A nebulização ocorrerá na noite desta sexta-feira, dia 26, das 18h30 às 22 horas. O serviço é executado pela EMCAa em parceria com a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), órgão do Governo do Estado de São Paulo.
Boletim
Desde o início do ano, Catanduva registrou 454 casos confirmados da doença. Outros 573 exames deram resultado negativo para a doença e 373 casos estão em investigação. Os números atualizados constam no site www.catanduva.sp.gov.br.
Imagem: Divulgação/EMCAa
Fonte: Assessoria/Prefeitura